Esta sexta-feira passada já discuti com o meu oncologista os resultados. Era, mais ou menos, de prever que isto acontecesse, até porque já tinha alguns antecedentes de "fraqueza" nos ossos (=reumatismo). Confesso que o nome me levantou alguma desconfiança assim que recebi o relatório, mas depois de bem googlado, entendi em que estado estou em termos de esqueleto.
Nos casos em que a paciente foi diagnosticada com osteopenia e faz inibidores de aromatase, como eu, é recomendável, de acordo com a a literatura, o consumo de suplementos de cálcio e vit. D e o meu oncologista já me prescreveu uma porcaria efervescente que é doce e enjoativa para tomar depois de almoço e depois de jantar...yek, yek, yek! Como eu adoro comprimidos :)
Por outro lado, há outras abordagens mais alternativas, que podem complementar o suplemento, ou eventualmente substitui-lo... Exercício físico regular, alimentação rica (e sem leite de vaca ou derivados no meu caso) e cuidado com as quedas. E claro, continuo com a acupuntura...as agulhas mostraram-me que é possível combater certas coisas sem medicamentos e tem sido uma boa aposta.
Não posso dizer que tenha ficado muito abalada com a osteopenia, até porque já estava, mais ou menos, consciente que a medicação ia provocar os seus efeitos secundários mais cedo ou mais tarde. Enquanto for assim, estamos bem! Entretanto, se me virem a andar de elevador, relembrem-me que há escadas até ao 3º andar, mas com jeitinho!
Bjinho
vera
Boa Vera! Sempre a ir mais além! A acupunctura é muito boa, comprovo!
ResponderEliminarNa minha opinião fizeste bem em cortar o leite e seus derivados (principalmente o leite) pois as leguminosas são bem capaz de dar todo o cálcio que precisamos certo? Muitas pessoas tomam cálcio desmesuradamente mas esquecem-se que sem a vitamina D ora de origem sintéticas (tomada oralmente) ou através de bons banhos de sol onde é sintetizada no nosso corpo naturalmente, todo esse cálcio acaba por sair, ou pior ainda, acaba por criar cristalitos nos rins (sinal de fraca hidratação ou hidratação com águas fortemente mineralizadas) o que não é nada saudável!
(Voltando à questão do leite!) Senão fosse assim, a pergunta certa seria de onde virá todo o cálcio existente do leite das vaquinhas? (naturalmente da alimentação!) enfim... imposições sócio-económicas com toques de uma industria qualquer (:P)!
Quanto ao exercício, embora um individuo possa não ser apreciador, este promove o aumento na densidade óssea em adultos assim como a diminuição da perda de massa óssea.
Bjinhos!