quinta-feira, 24 de julho de 2014

Açúcar

Aqui estou eu, depois daquela bomba de açúcar que ingeri ontem, a beber um sumo de cenoura e laranja, acabadinho de fazer, acompanhado de uma padinha torrada (as saborosas padinhas da Eça de Queiroz, claro).

Quem me acompanha no Facebook, viu a desgraça de ontem. Shame on me!

Crepe na Farggi

Os açucares refinados são uma das piores coisas que podemos ingerir, pois as células tumorais são viciadas em açúcar...tipo algumas pessoas que eu conheço. O açúcar funciona como um combustível perigoso, mas não só para o cancro, mas também para tantas outras doenças da nossa sociedade. Apenas o facto de não colocarmos o pacote de açucar no café já é muito bom.

Se beberem 3 cafés por dia, com os pacotes a variarem de 6 a 9 grs, podem ingerir só aí metade da quantidade de açúcar considerada segura, sendo que a OMS recomenda a ingestão máxima de 50g de açúcar/dia.  A nossa média tuga anda nos 96g/dia.

Amigos da UA, logo quando forem beber um cafézinho ao bar da Reitoria, a D. Manuela hoje não vos dá açúcar :)

Pois, grande lata! E perguntam-me porque raio comi um crepe com bola de gelado de leite creme, com caramelo e amêndoa? Podia dizer que a culpa foi do little brother, que ele tinha insistido e quase forçado a comer. Mas não, simplesmente apeteceu-me. De vez em quando, sabe bem quebrar as regras. A vida já tem sido amarga o suficiente.

Continuo a viajar diariamente para a Invicta. Confesso que ando mais cansada do que esperava. Não creio que sejam efeitos da radioterapia, porque ainda só fiz 9 sessões e tratam-me muito bem por lá :)
Penso que é mesmo das viagens e da obrigação de ter de sair todos os dias, apesar da boa companhia (o Gabriel García Márquez tem-me acompanhado).

Fisicamente, ainda que cansada, mantenho o peso, que felizmente tem sido mais ou menos constante. Apesar de ser bombardeado com tanta porcaria, o meu 1,56cm de gente ainda se vai aguentando bem. O facto de ser relativamente nova dá-me vantagens na luta, por um lado, e por outro traz algumas desvantagens, tipo um sistema hormonal muito ativo que terá de ser combatido com terapia anti-hormonal. Preparem-se para as variações de humor!

E por falar em terapia, em breve iniciarei a imunoterapia, aprovada já pelo seguro. De 3 em 3 semanas, lá estarei eu no Hospital da Arrábida a “ingerir” o Herceptin. As injeções não foram aprovadas, terei de ser eu a suportar, mas enfim, no meio disto tudo, vão-se os anéis e ficam os dedos.

Espero que se mantenham comigo, apesar de andar preguiçosa para escrever.

Bjinho

2 comentários:

  1. Sempre contigo incondicionalmente! sei que tenho falhado a visita mas prometo em breve dar-te um abraço bem apertadinho pessoalmente! as saudades já são muitas beijinhos grandes portuguesa preferida

    ResponderEliminar
  2. sempre apesar de só agora estar a actualizar as leituras... verao muito ocupado...

    ResponderEliminar