quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A esfera protetora


Diziam-me há minutos no Facebook que não sabiam de nada do que se estava a passar comigo, porque eu mantive a cara alegre:) 

Sim, é um facto. Continuo a envergar a mesma “máscara” de sempre. Nem podia ser diferente, a meu ver. Um sorriso arranca sorrisos, as trombas arrancam trombas. E eu não gosto disso. Posso estar em farrapos, mas poucos o saberão ver. É intrínseco, genético talvez.

No entanto, neste caso, não posso dizer que tenho disfarçado bem ou algo do género. O bicho não me deitou por terra, nem vai deitar. A essência mantém-se, só está é a fortalecer-se. Vou beber forças a muitos sítios.

O principal, claro, a minha Rita. A ingenuidade e inocência dela são a fonte mais poderosa. Perguntou ontem se já tinha tomado os remédios para o “dói-dói” e eu respondi que sim. E ela, no meio do escovar dos dentes, diz muito espantada que eu ainda tenho cabelo. Deve estar ansiosa para ter um Nenuco grande J

Esta é a parte mais dolorosa do processo. Ter de a fazer passar por isto, numa idade tão tenra. E é por ela, principalmente, que o processo tem de ser levado com a leveza e simplicidade de uma criança. Sem grandes complicações, sem amuos contra a vida, sem resignações inúteis.

Outras fontes alimentam a minha disposição e força…o meu charmoso, como eu carinhosamente o chamo, tem sido um forte aliado. Parceiro, amigo, motorista e amante a full-time. Verbaliza e expressa menos, não fosse ele homem, mas demonstra tudo nas ações. E há que saber ler as entrelinhas. As mensagens são transmitidas em tudo o que fazemos.

Os laços familiares são importantes, assim o tenho visto. Claro que provocar crises de estômago à minha cunhada poderia ser evitado, mas disso não me posso ilibar facilmente. Os irmãos tem estado a full-time. Nestes momentos , os laços biológicos fortalecem-se…nem que seja para dizer parvoíces ou para ir à frutaria comprar beterraba J. Mãe e companheiro, sogros, tios, primos e primas “charmosas”...surgem forças positivas de todos os lados, criando uma esfera protetora, uma fonte inesgotável de força.

Amigos, outra força fantástica. Tenho-me arrepiado às vezes com demonstrações de carinho e amizade. Ehehehee...quase me fazem acreditar que sou uma pessoa boa.  Desde uma maluca que não queria marcar a data do casamento sem saber quando eu ia estar fina para ir. Nem que vá só marcar presença 1 minuto, mas lá estarei. Até porque esse casamento sem mim seria mais pobre J.

Há por aí uma alentejana que se oferece inclusivamente para me passar roupa a ferro, quando provavelmente tem montanhas dela em casa. E para mim, oferecer-se para passar roupa a ferro seria uma prova de loucura. Se eu fizer isso, internem-me.

Um chefe e amigos do trabalho que se preocuparam genuinamente e me apoiaram e apoiam continuamente. Claro que não lhes é fácil lidar diariamente com tanto trabalho, sem o meu charme por perto J

Vizinhos e amigos do peito que, segundo palavras próprias, podem não cozinhar tão bem como aqui o pessoal do 14 (olha aqui a humildade pura), mas que me viriam trazer comida se necessário.

Uma amiga que me liga e sabe que estou sozinha à espera de uma biópsia e larga marido e filhas para me vir fazer companhia de noite, me leva à farmácia e depois me leva a casa. Significou muito para mim.  Faria o mesmo por ela e por muitos.

Pessoas que eu guardo no coração, por mais distante que estejamos, por mais tempo que estejamos sem nos vermos. Não são precisos nomes. Todos sabem quem são e o apoio que dão. Uma simples mensagem no facebook, uma mensagem ou um livro oferecido no natal para os tempos vindouros.

Estamos sempre dispostos a dar, às vezes estamos é receosos de receber. Parece-nos que não merecemos receber, quando receber carinho e apoio nos enche o coração e nos faz olhar para tudo de uma maneira mais completa, mais apoiada.

É assim que se vai criando uma esfera protetora. A união faz a força, certo?

6 comentários:

  1. tens uma forma de expressar o que te vai na alma de uma forma comovente, e muito muito bem escrita, já pensaste te dedicar à escrita, terias um enorme sucesso, o convívio que tive contigo não foi muito longo, mas sempre te admirei, e tenho sido uma seguidora dos teus comentários no FB, principalmente qd estes envolvem a tua filha que é muito espontânea e já me levou muitas vezes a rir sozinha, as suas saídas são o "must", serás sempre uma vencedora, continuarei a ler e acompanhar todos os teus post's e estou a torcer por ti...

    ResponderEliminar
  2. Oh Fernanda, obrigada :) Vindo este comentário de uma pessoa como você, que devora livros, é um bom elogio :) Tudo de bom para si e família :)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida a minha Portuguesa preferida a dar uma lição de vida a todos, cada vez te admiro mais! e a ideia de começar a dedicar-te mais a escrita não podia estar mais deacordo com a seguidora Fernanda...tens ainda muito guardado para nos enriqueceres e podes ter a certeza que contas com esta Venezuelana para sempre.
    Beijinhos grandes e cá estaremos a seguir este fantástico testemunho de força, coragem que só uma verdadeira vencedora pode ter ! estou contigo linda..

    ResponderEliminar
  4. Aqui se vê a vencedora que és. Até a data nada disse, porque não havia palavras para te dizer e nestas situações é sempre delicado. Sei que vais vencer, é nestes momentos que se vê os fortes. Eu e a tua mãe estaremos a teu lado nos momentos que forem necessários, estás sempre no nosso pensamento. FORÇA E CORAGEM!
    Também estou estupefacto da maneira que te exprimes não sabia que tinhas essa proeza de escrever. Os meus parabéns.
    Um abraço meu e um beijinho da tua mãe.

    ResponderEliminar
  5. Verinha, não posso saber o que estás a passar, mas espero que a corrente que nós, as pessoas que gostam de ti, estamos a fazer com todo o carinho, amizade e muiiiiiiiiita energia positiva, te ajudem a ficar boa rapidamente! Um abraço enorme ;)

    ResponderEliminar
  6. Vera,

    1) diz à tua amiga alentejana, que eu também preciso de amigos;
    2) diz aos teus vizinhos que se precisarem de informação sobre pré-cozinhados, eu profissionalizei-me na área;
    3) essa tua maneira subtil de pedires livros foi genial;
    4) o Sr. Álvaro tem razão, daqui a nada há dois escritores na família;

    Para acabar, queria apenas relembrar que temos algumas ruas a separar-nos, mas se te apetecer uns panadinhos, já sabes...

    ResponderEliminar