terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Como cá cheguei....

Fará amanhã uma semana que iniciei a luta armada.
A primeira sessão de quimioterapia já decorreu há uma semana.

Poderia ter, porventura, iniciado este caminho mais cedo, não fosse uma teimosia inata que me assombra (desde criança, segundo consta). Desde que descobri o nódulo inicial, em outubro de 2013, que persisti em seguir o caminho dito "normal" do processo. Tenho uma médica de família excelente, que me acompanhou devidamente, efectuou os exames e me encaminhou para o sítio que, alegadamente, seria o ideal para tratamento deste tipo de maleitas.

Demorou tempo demais....não a primeira consulta (em 2 semanas tive a primeira consulta). Mas depois foi tudo. Tudo demora tempo demais. São semanas de intervalo para um exame...mais semanas para consulta...mais semanas para respostas. Os serviços estão a abarrotar, sem dúvida. Mas a lógica interna não pode ser a de gestão de stocks "FIFO"...são pessoas muito novas, com metabolismos acelerados, no mesmo saco do que pessoas mais velhas, com metabolismos mais desacelerados. Nestas coisas, custa perceber critérios, custa ouvir certas coisas nos corredores atafulhados de gente. Custa ver tanta gente ali.

Chegada a altura da decisão terapêutica no IPO, chegou também a constatação de um facto. Fui "ligeiramente" persistente e teimosa demais nesta minha convicção de que ali é o sítio ideal para tratarmos um cancro. Estávamos já em dezembro, 26 de dezembro de 2013.

Talvez seja o sítio ideal quando se conhece alguém...quando se é filho de alguém que não agricultores humildes... enfim para mim não foi o sítio ideal. E admito que desde o início fui bem aconselhada a não seguir esta via. Mas, como boa escorpiã, acho que tenho sempre razão.

Com uma filha linda a perguntar diariamente pelo meu "dói-dói", resignei-me e virei "capitalista". O mercado privado de saúde oferece soluções rápidas, eficazes e extremamente carinhosas. Digo isto sem ironia. Encontrei profissionalismo, competência e preocupação no meio deste mercado competitivo. Em poucos dias, iniciei tratamento. Urgente iniciar, foi o recado transmitido.

E faz agora uma semana que iniciei.

6 comentários:

  1. A vida ainda te trará muitas surpresas e estas serao boas concerteza, encontrarás a forca suficiente para ultrpassar mais esta dificil etapa, a familia é concerteza um grande apoio, mas encontrarás muitos exemplos de coragem nesta tua caminhada e vais concerteza ser uma vencedora. Estou contigo neste momento e sempre...

    Fernanda Brandao

    ResponderEliminar
  2. Iniciaste há uma semana e daqui a uns tempos estarás a escrever que terminou e que aprendeste muito e que ultrapassaste mais uma fase da tua vida. Hoje e nesse dia cá estaremos para te apoiar no que for preciso. Força gaja! :-)

    ResponderEliminar
  3. Amiga,
    Estou contigo sempre. Foi muito bom o passar de mãe de alguém para o ser individual. Gostei muito de te conhecer, a ti e não à mãe da amiguinha do João, a Rita "Fenandes"!!!!!
    Um beijo enorme, muita força!!!! E resolve lá tomarmos um cafesinho ou almoçarmos juntas (as do circo! eheheheh) para deitar conversa fora e dizer alguns disparates. Que a vida também é feita de parvoíces!!!! Eu sou prova disso!!!!!!!

    Beijos,

    Loraine

    ResponderEliminar
  4. A vida por vezes passa-nos grandes rasteiras, mas tenho a certeza que esta vai ser uma grande batalha superada.Como grande mulher e grande mãe que é vai lutar com todas as suas forças e conseguir com o seu testemunho ajudar muitas "Marias" .Estou certa que estes dias vão passar rapidamente e o que começou a semana passada rapidamente se vai tornar no fim de um blog com altos e baixos mas como uma grande batalha ultrapassada. Muita força...

    ResponderEliminar
  5. Olá Vera,
    Provavelmente ficarás surpreendida por estar aqui a conversar contigo.
    A vida de vez enquanto prega-nos partidas e põem-nos à prova, temos que ser fortes e lutar, lutar por o que queremos e maior parte das vezes vencemos. Eu acredito que vais vencer! Um beijinho e muita força Deolinda (UA)
    "Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.
    Charles Chaplin"

    ResponderEliminar
  6. Olá Vera,
    Não te deves recordar de mim, mas estava a espreitar o meu mural quando vejo o link do teu blog, com uma foto tua. Por curiosidade vim espreitar e comecei a ler as tuas publicações. Fiquei extremamente emocionada com as tuas palavras, e mais ainda com a coragem e força com que estas a enfrentar a situação.
    Apenas te quero dizer que a luz está dentro de ti e com ela podes fazer milagres. Tem fé e esperança, porque tenho a certeza que vais conseguir.

    "Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa,pois...
    A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor.
    Chico Xavier"

    ResponderEliminar