sábado, 5 de abril de 2014

Hard week

E, meus amigos, o que se faz quando se faz quimioterapia, envolvendo uma boa dose de anti-histamínicos?

Os mais informados dir-me-iam que eu ia dormir horas seguidas, sestas obrigatórias e moleza constante. Os menos informados perguntar-me-iam a razão de tomar anti-histamínicos junto com a quimio, ou em casos extremos, o que são anti-histamínicos!

Pois bem, estou acordada desde as 5 da manhã, a dar voltas numa cama sobre-lotada (Ritinha, claro).

O regresso das minhas benditas insónia deu-se esta semana. E que semana de burocracias a que o nosso "sistema" me obrigou, especialmente a quem padece de uma doença que prejudica o sistema imunitário e que devia evitar ambientes over-crowded.

Esta semana tive de tudo. Segurança social, centro de saúde, juntas médicas....e tudo porque tenho cancro, fui bolseira na Universidade nos últimos 6 meses e queria ter o direito a ter baixa, porque o dinheiro não cai do céu (pelo menos por estas bandas). Não tem sido um processo fácil, mas graças a uma mão de mais um anjo no meu caminho espero ter ultrapassado esta dificuldade. A ver vamos...

Também passei, pela primeira vez na minha vida, pela experiência de ir a uma junta médica e pagar 50€ só para esse efeito. Acho isto fantástico. Estamos doentes, no meu caso ainda sequer sem baixa, e temos de pagar 50€ para alguém verificar se estamos com cancro.

A minha felicidade resumiu-se ao passar esta prova. Com esforço, lá convenci a junta médica que estou efetivamente doente. Estava quase na fase de arrancar o lenço e mostrar a careca em desespero. Enfim, relatórios médicos, exames de diagnóstico, provas de quimioterapia, mas mesmo assim fazem as pessoas passar por estas coisas, pagar por elas, para no fim nos dizerem que estamos com cancro de mama, e com todas as sequelas que vou ficar, me dão uma incapacidade física de 60% até 2018 para efeitos fiscais e sociais.

Não se pode dizer que fiquei aliviada. Eu até já sabia que tinha cancro e que ia ficar com sequelas, especialmente quando se prevê a mastectomia e remoção de gânglios axilares. Mas ainda bem que esta junta médica mo relembrou. É coisa que eu me esqueço frequentemente!!

Enfim, estou sem dormir, de ressaca de uma semana pesada e de quimio ontem.  Perdoem-me o sarcasmo.

Espero que me continuem a acompanhar, uns a sorrir, outros a chorar, mas acompanhem.
Já ouço pai e filha aos berros lá em cima. Tempo de arrumar o sarcasmo e ironia e mimar um bocado quem me mima diariamente!

Bacioni a tutti







3 comentários:

  1. Minha querida Vera, o teu sarcasmo é muito pequeno, perto do que somos sujeitos nesta País, e vais conseguir ultrapassar... forca e beijinhos...

    ResponderEliminar
  2. mesmo!!!! o teu sarcasmo não é nada comparado com estas iditotices por que fazem passar uma pessoa... um pingo de vergonha, não???? o que vale é que tu és uma mulher de armas!!! beijinho grande grande e muita energia positiva..

    ResponderEliminar
  3. Há que ter força , e a si não lhe falta nenhuma, é uma mulher lutadora e cheia de vida, luta todos os dias para se manter bem , e isso é de valor acredite !
    é uma pessoa cheia de vida, e admiro-a por isso (:
    Continue a escrever, e continue a desabafar, porque escrever o que sentimos? é das melhores coisas , (:

    ResponderEliminar