segunda-feira, 24 de março de 2014

A genética da coisa

Estou bem.

Recebi hoje o resultado do teste genético do BRCA 1 e 2, os famosos genes com mutação do cancro de mama. Aguardava este resultado há 2 meses e quando vi o email do IPATIMUP, nem sabia se abria o anexo, ou se devia aguardar pelo Nuno.

Esta dúvida pairou no ar uns milésimos de segundo...abri logo o anexo. Vi um relatório, fiz leitura na diagonal e li algures, sem saber bem onde, que não havia relevância dos marcadores....voltei ao início e num turbilhão de sensações, li o relatório.

O significado deste resultado pode ser interpretado de imensas formas e vai ser importante para determinar o modus operandi e a extensão da cirurgia. No entanto, interessa-me, principalmente, pela parte de hereditariedade. Em caso positivo, havia uma possibilidade de 50% destes genes serem transmitidos à Rita e isso andava a massacrar-me diariamente. Fiquei mais descansada por ela. Realmente, um filho completa-nos e liberta-nos do egoísmo.

Na semana passada não atendi o telefone a muita gente amiga. Peço-vos desculpa, mas há dias, horas, momentos em que não me apetece falar com ninguém. Pode parecer (e se calhar é) egoísmo puro e duro, mas peço que compreendam. São muitas coisas ao mesmo tempo. Não é fácil lidar com um cancro, estar isolada, ter de estar sempre bem para a Rita...mas vamos conseguir levar o barco com sucesso, porque somos muitos a remar no mesmo sentido.

E a união faz a força, certo?



3 comentários:

  1. Não a conheço mas sei que é amiga de algumas pessoas minhas conhecidas e amigas. Tenho seguido atentamente o seu caso, e sim é verdade que não é fácil lidar com uma situação destas, não a vivi na primeira pessoa, mas vivi já com várias muito próximas e uma delas o meu irmão...este assunto também me preocupa bastante como mãe que sou...como eu a compreendo...queria deixar-lhe um beijinho muito grande e dizer que estou AQUI a torcer por si. <3

    ResponderEliminar
  2. Certo, Vera, " a união faz a força"...e eu acredito que somos muitos com muito otimismo e muita energia positiva para ti! Tu vais conseguir....o amor e a amizade que te cercam são verdadeiros e estamos todos contigo! Beijo grande ;)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida Linda! estamos a remar todos e vais sair dessa vitoriosa beijinhos grande e aquele abraço :) love u ***

    ResponderEliminar