quarta-feira, 5 de março de 2014

Atropelamento psicológico


Ontem ao fim do dia senti-me como se tivesse sido atropelada por um camião, a nível físico  e psicológico.

Fui a mais uma consulta de rotina entre quimios. Desta vez, em vez de levar mais uma mulher para se deliciar com o charme e delicadeza do meu médico, consegui o oposto. A Rita encantou o médico, que nem olhava para mim, a suposta doente J

Enfim, novidades boas é que o bicho continua a regredir, ainda que o médico ainda o ache inoperável neste momento. Terminamos o 1º ciclo de quimio, com as 4 sessões de droga “geral”. Agora segue-se o Herceptin (droga recente dirigida a cancro de mama com HER+) e aqui começou o meu atropelamento!

Por descrença do meu oncologista em relação à primeira biopsia, realizámos uma nova biopsia e as suspeitas do médico confirmaram-se. O meu cancro é mais agressivo do que aquilo que a primeira biópsia revelava, o que não quer dizer que a biópsia estivesse errada, simplesmente podemos não ter apanhado tecido muito “infectado” nessa altura (para as dores que eu tive imagino só se tivéssemos tirado tecido a um nível mais profundo).

Pois, voltando ao Herceptin e ao atropelamento. Pensava eu, na minha santa inocência, que ia fazer agora 4 sessões de Herceptin e seria operada ainda antes de maio...pensei mal!

Confirma-se que a partir da próxima semana vou fazer sessões semanais de quimioterapia, mas terão de ser prolongadas por 12 (sim, 12) semanas. Ia-me caindo tudo no consultório. Confesso que fiquei mesmo abananada. O meu médico, como sempre muito cauteloso e simpático, explicou-me tudo novamente e ele já o teria dito anteriormente, mas o meu cérebro só processou o “semanal” e “4”. Só me esqueci de dividir as 4 doses por semanas, perfazendo assim as 12 semanas.

Foi uma consulta muito realista, que me devolveu à realidade do cancro de mama, às hipóteses de cirurgia e estratégias de profilaxia de reaparecimentos ou surgimento de outros cancros...enfim, que me desculpem as pessoas a quem não atendi o telefone, mas não me apetecia falar sobre o assunto! Amanhã devolvo as chamadas todas...

Só à noite consegui voltar a tocar no assunto, com a minha cunhada que percebe melhor do que ninguém o que está aqui envolvido. Obrigada por ouvires sempre e por seres mais realista do que euJ

Continuo talvez a sonhar muito, mas há quem diga que o sonho comanda a vida...

6 comentários:

  1. como dizia um antigo colega e amigo o sonho é a esperança do Homem acordado... e essa não podemos perder, nem abandonar os nossos sonhos...
    muita força...

    ResponderEliminar
  2. Olá Vera,
    Apesar de ausente nas minhas palavras, tenho acompanhado as tuas e a tua força nesta luta... conta comigo nesta nova fase da tua luta... um dia de cada vez, amiga:)
    Deixo-te umas palavras sábias e de inspiração...
    Yesterday's failures
    Must be forgotten.
    Tomorrow's new hope
    And new fulfilment
    Must be cherished.
    (Sri Chinmoy)

    Beijinhos grandes
    Isabel Marques

    ResponderEliminar
  3. Vera, o tempo não conta, o importante é o resultado, tudo vai correr bem, numa guerra há muitas batalhas e a força do guerreiro está nos momentos difíceis. Coragem, um abraço e beijinhos da tua mãe.

    ResponderEliminar
  4. Olá Vera,
    Espero que esta semana esteja a decorrer dentro da possível "normalidade", tu és muito forte, tens imensos amigos que estarão certamente a pensar em ti e a desejar com toda a força que superes os momentos menos bons.
    Estas doze semanas irão passar naturalmente, procura estar ocupada, passear um bocadinho ao ar livre, porque a temperatura ambiente é um incentivo.
    Desejo de todo o coração que recuperes e voltes a olhar a vida ainda com mais alegria.
    Volto a dar-te os parabéns pela tua capacidade de "manipular" as palavras, tens o dom da comunicação, escreves de uma forma muito particular e única!
    Menina Vera, continua a mostrar essa força de espírito invulgar, vai escrevendo a dar conta da evolução dos tratamentos, de vez em quando estarei aqui, pensando em ti com carinho!
    Um abraço muito grande e um montão de beijinhos, para ti e para a tua Ritinha!
    Prof.ª Alice

    ResponderEliminar
  5. Vera,

    Não há palavras que possam minimizar aquilo que sentes e pelo que estás a passar. Concordo com o que aqui já foi referenciado, uma mente ocupada ajuda a passar melhor o tempo e a não pensar tanto no que nos incomoda. Por isso ocupa a tua o mais que conseguires, da forma que te for permitido e o melhor que der.
    Apesar do silêncio de muitas pessoas, que o fazem precisamente para teu conforto, és recordada e tens entrado em muitas orações.
    Continua a sonhar, porque a vida sem sonhos não tem graça.
    Força.

    Emília Contente

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!

    Só hoje, não sei como vim parar ao teu blog! Hoje, justamente hoje que faz 1 ano que fui operada á mama.
    Talvez algo mais simples que tu, não tenho dúvidas.
    Fui operada no IPO em Coimbra.
    Caso queiras poderemos partilhar expriências.
    Sandra (sandrarodrigues1977@hotmail.com)
    Beijinhos e muita força! Só há uma saida....seguir em frente!

    ResponderEliminar