terça-feira, 15 de abril de 2014

Novo dia

Desistir é fácil. Muito fácil, tal como a revolta.
Lutar é difícil e nem sempre temos força para isso.  

Minha querida Ana Maria, a nossa linda rececionista e telefonista no edifício da Reitoria, desistir nunca. Este texto é para si. Ganhe força pela sua neta e enfrente isso de peito feito! Eu preciso que você enfrente e vença.

Manter a boa disposição e a força para lutar são atos de luta diária para quem tem cancro. Sei que para muitos até chega a ser estranha a minha forma de encarar o cancro. Dizia-me hoje uma amiga que o marido tinha apreciado a minha força anímica. Será que poderia ser diferente, Paula?

Poderia deixar de brincar com a careca, deixar de comentar em tom  irónico as perdas que  o cancro me provoca?
Poderia deixar de desejar poder ir trabalhar, de ter saudades da reitoria da Universidade de Aveiro e de toda aquela agitação, prazos, etc?
Poderia deixar de querer continuar num projeto cívico de ajuda a uma IPSS ao continuar na direçao da instituição que acolhe a minha filha diariamente?
Poderia deixar de sorrir e deixar o cancro levar-me também isso?

Não, acho mesmo que não poderia ser diferente.
Preciso de rir, preciso de não chorar pelo cancro. Até porque ele já me desidrata o suficiente!
Preciso de olhar em frente e não pensar em probabilidades, estatísticas, impedimentos, porque a vida não é feita do que poderia ser, mas sim do que é no dia a dia.
Preciso de continuar a ser a Vera.

É reconfortante quando me dizem que continuo bonita e cheia de vida…espirituosa! Obrigada a todos pelo carinho. Fico, por vezes, com a lágrima no canto do olho com algumas coisas que me dizem, abraços mais fortes, uma sms no momento certo, ou a última bomba emocional, uma mensagem da educadora da minha filha. Sandra, ia-me pondo a chorar baba e ranho. 
Saber que ela é uma criança estável e feliz, apesar de estar a conviver com isto, é tão reconfortante. E sei que ela está muito bem entregue durante o dia. Vocês são fantásticas e a Rita adora-vos.

Hoje foi dia de quimio. O meu querido oncologista pediu nova ecografia e talvez ressonância. Vamos avaliar a diminuição dos tecidos inflamados a meio deste tratamento. Talvez não se consiga atingir o patamar que ele pretendia, mas ainda faltam 7 sessões de puro prazer.

Hoje já me sinto mais cansada. A toxicidade desta quimio não se acumulou tão rapidamente como a quimio anterior, pelo menos em mim. Cada pessoa reage de maneira diferente. Não há cá comparações possíveis ou tentativas de comparação. Cada um tem o seu limiar de dor e tolerância e cada organismo reage de uma maneira especial J

Lamentavelmente, começo agora a sofrer mais alguns efeitos. As aftas, as gengivas a latejar, as unhas fracas, as articulações a estalar como se eu fosse uma velha de 100 anos e um coração que não aguenta grandes maratonas.

Minor details…diriam uns, uma catástrofe para outros. Para mim, há uns pior do que outros, mas pelo menos esta quimio não ataca o estômago. O facto de não andar sempre enjoada é uma benção. Se bem que continuo a não me sentir bem se subir ao piso da restauração no Arrábida Shopping. Enjoei aquela amálgama de cheiros de comida e creio que nunca mais na vida comerei certas coisas que lá comi com a minha querida amiga Sandra Vasconcelos (vulgo Sisse).

Passa pouco das 21h. Já estou na cama. Pernas pesadas e cansaço geral hoje. Amanhã estarei melhor e depois de amanhã quase perfeita.

Minha querida Ana Maria, amanhã é um novo dia. Lute por ele.

Obrigado a quem me acompanhaJ


Bjinho

5 comentários:

  1. Palavras para quê...a Vera já nos disse tudo, viver todos os dias com um grande sorriso e agradecer a Deus cada minuto.Obrigada pelas suas palavras são.Força.

    ResponderEliminar
  2. É impossível ficar indiferente a tudo o que nos contas... És uma lutadora, um exemplo para todos (homens e mulheres), com a tua força e determinação vais caminhando levas a vida com firmeza. Os teus amigos, familiares e seguidores estão muito orgulhosos de ti, há dias para tudo uns melhores outros menos bons. Mas com a tua magia consegues sempre contornar as piores situações. Um abraço fraterno

    ResponderEliminar
  3. Tomei conhecimento deste "diário" pela nossa amiga Lola e não posso deixar de dizer o quanto me tem impressionado todos os momentos bons e os menos bons que connosco tem partilhado.
    Muita força para si, para a nossa amiga Ana e para todas as mulheres que vivem o dia a dia com a luta contra esta doença.
    Abraço forte e tem mais uma leitora atenta :)
    Maria Cravo

    ResponderEliminar
  4. como sempre deixas-me sem palavras, mas tb sem as lágrimas q ao princípio caíam... não tenho esse direito , um sorriso enorme para ti e q essa Ritinha continue feliz,
    xi <3

    ResponderEliminar
  5. Vera, és linda e das pessoas mais fortes que conheço. Vais vencer o bicho, tenho a certeza. Um beijo de quem te admira.

    ResponderEliminar