segunda-feira, 14 de julho de 2014

Radioterapia

Radioterapia

Depois de uns dias de “blog-exclusão”, volto hoje. Como escrevo por vontade, e não por obrigação, passam-se dias sem dar ares da minha graça.

Com a definição do plano de tratamento (com base na biópsia), com a recuperação da cirurgia e com dias mais escuros na mente (malditos números e maldita vontade de saber tudo acerca do cancro inflamatório), não me sentia impelida a escrever. Tenho de estar bem para a Rita, mas para o resto do mundo não preciso de fingir.

Há dias em que até cansa só de olhar para o plano de tratamento que tenho pela frente ainda. Radio, Herceptin, Tamoxifeno, injeções...e isto num plano ideal de recuperação. Há dias e dias realmente. Dias de acordar bem disposta, como hoje. Levar a pestinha júnior à escola e saber que ela ali fica bem entregue e feliz. É menos uma preocupação, e que preocupação saber que os nossos filhos estão bem.

De lá segui para o Porto com o charmoso. Ele ia a uma reunião e eu fiquei, qual dama abandonada, a ler num jardim (S. Lázaro, penso eu.) Passou-se bem o tempo. Infelizmente deu para reparar que andavam lá tantas pessoas sozinhas, com um ar triste e pesado. É um dos erros das sociedades modernas. Não sabemos cuidar.

E, depois de devidamente almoçados, lá seguimos para o Centro Quadrantes, a unidade de radioterapia onde vou ser seguida. Segundo o meu oncologista, era urgente iniciar a radioterapia, para não dar hipóteses a células que tenham ficado na parede torácica. O bicho adora espalhar-se e adora ser teimoso e dissimulado.

A primeira sessão de radioterapia já está feita. Venham as próximas 24 (sim, 24...).
Correu tudo bem. Muitas medições, simulações e depois de muita “riscalhada” no peito, a sessão decorreu pacificamente. Foram extremamente simpáticos e atenciosos, como aliás o meu oncologista havia dito que seriam.

Vou-lhe dar luta com outras armas também. Muitos anti-oxidantes, muita água com pH elevado, muita comida verde e claro em breve irei visitar a minha naturopata para, se necessário, ajustarmos o tratamento a esta nova fase do combate. Acima de tudo, vou-lhe tentar dar também muito combate psicológico. Se ele é forte, eu também sou e terei mais aliados com toda a certeza.

Fiquei muito feliz com uma notícia que recebi ontem. Minha querida  Ana Maria Rocha, espero que o regresso à nossa universidade tenha sido acompanhado por muito carinho e muitos abraços e beijinhos. Um dia destes passarei para a chatear :)

Beijinho e obrigada por acompanharem.
Vera

1 comentário: