domingo, 25 de janeiro de 2015

Low battery

Quase a entrar na 3ª semana de trabalho pós-cancro. Ainda de pé, mas sinto algum cansaço físico. Durante a semana até ando bem, mas quando se chega a sexta, ando em modo "low battery" e para ajudar, esta sexta houve tratamento no hospital.

A medicação anti-hormonal também interfere com o sono. Não conseguir descansar em condições não ajuda, mas nada que não se tolere. Este fim de semana tem sido muito soft, para recuperar energias. Ontem fui passear à praia, com a filhota, mano e cunhadinha.  Hoje estou eu e ela a ver um filme e a comer pipocas (eu não, apesar de serem caseiras e sem corantes), enquanto um pão caseiro coze.

Tenho andado sem inspiração e sem tempo para escrever, mas sinto falta. Parece que se tornou uma maneira de desabafar, de continuar esta minha jornada anti-cancro. Torna-se mais fácil publicar no facebook, mais rápido. No entanto, é aqui que se aprofunda.

Cada vez mais tenho certeza que temos de viver o dia-a-dia, apreciar as pequenas coisas, abandonar o materialismo. Foi o que o meu oncologista me recomendou na sexta-feira passada. Viver a vida normalmente, não me lembrar do cancro constantemente...deixá-lo no ano 2014.

Ora, eu até concordo. Só não sei muito bem é como fazer isso. Ele está presente, deixou marcas, deixou cansaço. Mas, acima de tudo, deixou uma vontade de o combater, de não o deixar voltar. A alimentação é apenas uma das formas de luta, mas é uma das variáveis mais facilmente controladas.

Vou tentar explorar mais esta vertente aqui. Se ajudarmos uma só pessoa a mudar, já terá valido o esforço.

Bjinhos,
Vera

PS1. Menos um Herceptin. Parece que ainda ontem o comecei a "tomar". Se correr tudo bem, ao completar 12 meses de tratamento, "c'est fini"... pelo menos esta!

PS2. Cá estou eu na "box", com a minha mantinha. Continuo muito bem tratada e mimada no Hospital daArrábida.  O enf. Luís chama-me "Verinha mágica". Lembrou-me de uma outra menina, lá bem longe na Bélgica, que me chamava assim. Beijinho Andreia.


PS3. Para quem acha que comer salmão de manhã é mau, experimentem o tahini....:)

2 comentários:

  1. Dá-lhe Vera!! A cada dia que passa falta menos.
    Falta uma semana para o meu último shot. Estou morta que acabe, que tenho aqui uns efeitos secundários a chatear-me. Quase no fim é que aparecem, menos mal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A toxicidade acumula-se. Já só falta um shot!! Força nisso. Não vais ter saudades. Bjinho

      Eliminar