domingo, 1 de março de 2015

O bolo de chocolate

Este bolo de chocolate vegetariano, sem produtos de origem animal, trouxe-nos ótimos momentos este fim de semana. Só acabou hoje, porque cá em casa os doces rendem muito agora.

Com a visita dos sogros na sexta-feira, aproveitei que a Rita tinha adormecido para preparar uma sobremesa.  Por norma, tento não preparar sobremesas com muito açúcar, por isso fui buscar esta receita a um livro de cozinha vegetariana da Gabriela Oliveira, no qual todas as receitas excluem os açucares brancos, e quando necessário incluem o amarelo, o mel ou stevia…qualquer outro açúcar, que não o branco.

Aqui o meu charmoso costuma queixar-se do facto de eu não conseguir seguir as receitas à risca…faz parte do meu caráter. No entanto, alterei pouca coisa nesta. A receita dizia para usar bebida de soja, mas como é um alimento “proibido” na minha alimentação, substitui por aveia. Reduzi a quantidade de açúcar, de óleo e de fermento, porque me parecia exagerado, e a massa já me parecia estar bem ligada. Mania de opinar J

Usei um cacau quase puro, que deu ao bolo um travo forte e semi-amargo. A receita diz que se pode usar chocolate em pó, mas eu prefiro o cacau. Quanto mais puro e menos trabalhado, melhor para todos. Preparei também uma cobertura de chocolate e leite de aveia, com 1 c. de sopa de açúcar mascavado. Estava muito boa, a bebida de aveia liga muito bem com o chocolate.

Confesso que estava na expetativa da primeira garfada na sexta-feira, mas começaram todos a dizer que estava bom, até que se aperceberam que era um bolo sem ovos, sem manteiga e aí começaram os defeitos (brincadeirinha). O bolo rendeu imenso. Deu para sexta, para os babysitters Sónia e Miguel no sábado à tarde, para o jantar de sábado à noite com as amigas cá em casa e só hoje a minha maior crítica (a Rita) comeu o último pedaço deliciada.  Será caso para repetir.



Esta é a receita da massa:

1 cháv. e meia de farinha de trigo
meia chávena de farinha de trigo integral
1 cháv. e meia de açucar amarelo
1 c. sopa de linhaça
5 c. sopa de cacau em pó
1 c. sopa de fermento em pó
1 c. café de bicarbonato de sódio
1 cháv. e meia de bebida vegetal
meia chávena de óleo
1 c. sobremesa de sumo de limão

Usem a mesma chávena para as medidas. Experimentem e digam-me se correu bem. Como vêm, é possível comer mais saudável, sem deixar de comer um bom bolo de chocolate de vez em quando.

Bjinho

vera

1 comentário:

  1. Gostava de experimentar... tenho é de ir comprar alguns ingredientes que não tenho...

    ResponderEliminar