quarta-feira, 13 de maio de 2015

Uma simples maçã

Numa das minhas idas à radioterapia, tive companhia de uma grande amiga minha. Ao chegar ao Porto, à estação de S.Bento, vi uma situação que me incomodou. Um daqueles pedintes na porta da estação a chatear um senhor de idade, quase em jeito de lhe palmilhar qualquer coisa. Não estava física nem moralmente capaz de intervir nessa ou noutra situação do género.

No entanto, comentei com a minha amiga que me parecia indecente que ninguém se indignasse e interviesse na situação. Ela disse-me, nessa altura, que cabe a nós começar a mudança, ainda que singular e esperar que o efeito se propague, qual efeito borboleta.

Hoje ofereci uma maçã a uma menina que tem o hábito de fumar uns cigarros de vez em quando. Não foi a primeira maçã que lhe ofereci, mas só hoje a intenção foi clara. Em vez de fumar um cigarro, ela deveria comer a maçã. Assim foi, espero eu!


Tem havido muita polémica com o tabaco, especialmente agora com as novas imagens de "horror" que querem colocar nos maços. Não acredito, sinceramente, que isso vá alterar grande coisa, mas enfim, que se vá tentando de tudo para reduzir o número de fumadores.

Eu vou tentando "chatear" uns quantos lá no trabalho :)  Deixar de fumar é um ato saudável, mas isso não significa, logicamente, que o não fumador é saudável e morrerá de velhice.  É um jogo de sorte esta nossa vida. Nós só não queremos é ajudar o "azar".

Querida S., espero que a maçã tenha sabido bem e que em breve só comas maçãs por prazer.

Um beijo

Sem comentários:

Enviar um comentário