quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

2017, com força!

2017, um novo ano com muitas mudanças previstas, mas sempre acompanhada pelos velhos fantasmas.

Primeiro as mudanças. Sexta-feira passada, consulta de oncologia e limpeza de cateter, que espero ter sido a última. Se correr tudo como planeado, faltam apenas algumas semanas para deixar de ter uma entrada extra no peito, ou deixar de ser biónica, como diz o charmoso.

O meu 'Implantofixzinho' ajudou a salvaguardar as minhas veias durante o tratamento de quimioterapia, mas tenho neste momento carta verde para o retirar. No cancro inflamatório, a probabilidade de recidiva nos dois anos subsequentes é alta, pelo que fomos mantendo o cateter, sempre com a devida manutenção todos os meses para o bichinho estar bem de saúde.

Neste momento, está na altura de o retirar, pelo que em breve irei ao bloco dormir um bocadinho, provavelmente com Propofol, a droga que pôs o Mickael Jackson a dormir (de vez). Depois dessa, virá uma outra ida ao bloco, ainda sem data definida, para o fecho de um ciclo e umas consequentes  semanas de casulo para recuperar, fisioterapias subsequentes, dores e mau génio...mas faz tudo parte deste jogo, que ja só joga quem quer.

Foi no âmbito desta mudança que retirei já na sexta sangue para avaliação do marcador tumoral e estudo de coagulação e  mais umas tretas para poder ir ao bloco. Descansadinha, ou já a ganhar confiança que tudo irá correr bem, estranhei a ausência do relatório das análises no portal do cliente, mas aguardei serenamente. Ontem, depois do almoço, vejo uma chamada do Hospital da Arrábida...penso que pode ser a minha querida cirurgiã a antecipar a ida ao bloco e ligo de volta. Depois de algum tempo a procurarem por quem me tinha contactado, dizem-me que é a minha enfermeira que quer falar comigo, porque há qualquer coisa de errado com as análises ao sangue.

Bem, aquele hiato de tempo entre me dizerem isto e chegar à fala com a minha querida enfermeira Maria José foi giro, no mínimo. Mas, quando ela começa a falar, percebi pelo tom de voz que não seria grave. Diz-me ela que pensou em mim na passagem de ano, que tinha de falar comigo antes que eu panicasse pela falta de relatório no portal.

Aparentemente, não foi possível ao laboratório fazer o tal estudo da coagulação, porque tinha muita heparina circulante...sim, eu sou um laboratório de drogas com pernas. A heparina é injetada para manutenção do cateter, e apesar de ter sido picada no cateter e no braço (veia periférica) para retirar o sangue, a heparina pode levar a resultados manhosos, pelo que antes de ir ao bloco terei de fazer nova análise.  Na boa...já me espetaram tantas vezes para coisas menos boas, para isto espetem à vontade.

Espero que tenham todos um 2017 com saúde:)
Bjinho
Vera

O meu cateter :)

Sem comentários:

Enviar um comentário