domingo, 29 de janeiro de 2017

Reforma aos 66?

Há uns dias atrás, apareci na TV por uns segundos. Porquê, perguntam-se vocês...

O motivo 
Cancro e uma petição entregue na Assembleia da República.
O dever
Divulgar a necessidade de se olhar para o sobrevivente oncológico com outros olhos e leis, por via da petição a exigir mais direitos laborais.
A impulsionadora da petição
A Cristina Coelho, mulher de garra que sobreviveu a um adenocarcinoma. Mulher esta que há uns 3 anos atrás, quando eu me juntei a um grupo de doentes/ familiares de pessoas com cancro no Facebook, falou comigo via mensagem privada e me deu conselhos muito úteis sem me conhecer, dando-me certezas que eu estava a fazer escolhas acertadas e me fez ver que os Portugueses têm um coração bom e  solidário.
O momento
Alguns minutos a falar com o jornalista e lembro-me vagamente do que disse. O que passou na TV já revi, do resto da conversa retive o momento em que ele me perguntou se eu iria conseguir trabalhar aos 66 anos, idade da reforma atual. Eu sorri...sei lá eu sequer se estou viva nessa altura. No fim, já em off, diz ele que também teve um familiar direto com cancro, que sofreu imenso. Todos nós temos alguém...na família, nos amigos próximos, vizinhos, etc. Daí ser importante participar nestas iniciativas, é só assinar e partilhar.
Porquê eu a acompanhar a Cristina?
Sou apenas um dos 10.000 e muitos signatários da petição, mas ia estar no Porto para uma consulta e proporcionou-se um encontro com a Cristina e a reportagem.
Porquê participar?
Porque sei que é verdade, porque atualmente, com 36 anos, sinto os efeitos secundários dos tratamentos. Tenho osteopenia em algumas partes do corpo, articulações frágeis, costelas fragilizadas pela radioterapia, risco de linfedema a qualquer corte ou simples picada de melga no braço direito, dores no braço, cansaço, dificuldade de concentração, memória de passarinho, calores e suores, etc. etc...

Claro que estas "piquenas" coisas não me tiram o bom humor e a alegria de viver. Disfarço bem a maioria delas, até porque já anda tudo tão ocupado com as suas próprias mazelas, que impera a velha máxima do "cada um sofre as suas".

 Baci,
Vera


A petição está aqui:
 http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT81505

A reportagem está aqui:
 http://www.rtp.pt/noticias/pais/doentes-oncologicos-reivindicam-direitos-laborais_v977998


PS: Remoção de cateter já marcada para breve, vou-me ver livre da entrada extra e vou curtir uma boa soneca com o Propofol:)

1 comentário: