segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Superstições

Costumamos ouvir que não acreditamos em bruxas, mas que as há, há, certo?

Pois, com o chamado Pão do Vaticano aconteceu a mesma coisa cá em casa. A minha cunhada trouxe-me uma porção da massa, conforme manda a regra para não quebrar a dita corrente. Sou um bocado suspeita nestas coisas, nunca acreditei nestas ditas correntes da sorte, mas o que é certo é que o pão sabe muito bem (ela trouxe também uma fatia para eu provar). Não tinha nada a perder e juntamente com a Rita, o pão foi-se fazendo.

Numa tentativa de tornar o pão mais saudável e compatível com o regime alimentar que sigo, juntei bagas de goji, lascas de côco e nozes de Soure (obrigada Ana Carina).

No sábado era dia de cozer o pão. Com tanta farinha branca e açúcar, ainda com óleo à mistura, só pensava na bomba hiper-calórica que ia fabricar. Mas enfim, dias não são dias e preparei tudo. Cozeu bem, ficou um cheiro maravilhoso e de aspeto estava muito bonito.


Fiz a minha parte. Dei três porções e aguardo feedback das felizes contempladas :)

Bjinho,

************************
O que se diz acerca do PÃO DO VATICANO

Este pão trará boa sorte a toda a família. Aquele que coze o pão tem um desejo realizado.
Apenas deve fazer este pão uma vez na vida. Começa na 2º feira. É importante que o fermento NÃO esteja no frigorífico. Coloque a massa numa taça ou bacia de vidro e cubra com um pano de cozinha. Só pode mexer com uma colher de pau, nunca com talheres de metal ou com as mãos.

·2ª feira: Junte 250g de açúcar – Não mexer
·3ª feira: junte 250ml de leite fervido (deixe arrefecer antes de usar)– não mexer
·4ª feira: junte 250g de farinha – não mexer
·5ª feira: hoje pode mexer tudo – apenas com uma colher de pau
·6ª feira: junte 250g de açúcar, 250ml de leite fervido e arrefecido e 250g de farinha. Mexer ao redor e ajustar para 4 porções. Dar 3 porções. A 4ª fica para si e é com ela que faz o pão.
·Sábado: Para a 4ª porção junte 250g de farinha, ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ pacote (ou uma colher de sopa) de fermento em pó, 3 ovos, açúcar baunilhado qb, 250ml de óleo, nozes picadas grosseiramente, ½ colher de sopa de canela, 3 punhados de passas, pedaços de maçã e raspas de chocolate. Unte uma forma e ligue o forno a 180º C.

Sem comentários:

Enviar um comentário