sábado, 18 de março de 2017

Dar tempo ao TRAM

O tempo é o meu melhor aliado nesta recuperação da cirurgia, que eu sabia ser invasiva e de recuperação lenta. Na semana passada, a recuperação pareceu-me bem mais lenta!!!

Ser mexida e remexida em 3 sítios diferentes do corpo tem os seus "quês". Optei por esta técnica (TRAM), uma vez que era a mais adequada a mim, tendo em conta os tratamentos que fiz anteriormente. Com tanta radioterapia, a pele ficou demasiado fragilizada para que um implante normal de silicone com recurso a expansor pudesse ser usado, ainda que um dos médicos que consultei o quisesse fazer.

É importante conhecer os processos todos de reconstrução mamária e saber discernir o que é mais adequado para nós. Nem sempre os médicos sabem o que é melhor, nem sempre têm razão. Já foi tempo de sermos pacientes passivos. Temos de ter opinião e procurar saber sempre o que nos querem fazer e se têm razão.

Basicamente, o meu cirurgião plástico, Dr. António Conde, usou um retalho abdominal (vulgo pança) para reconstruir a mama, sem que esse retalho tenha sido "cortado" fora do corpo. Internamente, o retalho continua a ser "alimentado" pelo músculo e novas ligações criadas. Isto implica que eu fiz uma abdominoplastia, um  "re-ajustar" da posição do umbigo e uma mama nova! Mais simples do que isto, não consigo.



Pois bem, 11 dias depois, já me sinto bem mais em forma. Ao caminhar ainda assumo uma certa corcunda, mas quando me distraio já me endireito...dura uns 10 segundos, até sentir as cicatrizes a esticarem e eu me curvar novamente :)

Evito estar muito tempo na mesma posição, por isso ando numa de senta, levanta, deita...só não faço o pino! Tenho de me mexer, até porque ajuda o corpo a eliminar a porcaria que ainda anda por aqui.

O aspeto de "atropelamento" começa a espalhar-se e as cores a assemelharem-se mais com as de uma pessoa normal, ao contrário das da boneca de cêra, certo Lígia?

Ontem foi dia de mudar os pensos e o médico disse que estava tudo ok. Os pontos mais críticos são os sítios onde rebentaram os pontos, mas temos de dar tempo ao tempo.

De resto, com o corpo a caminhar no bom sentido, a cabeça também lá há-de chegar.

Beijinho
Vera


2 comentários:

  1. Olá Vera.... o que eu já me ri com o post anterior.....
    Mais uma vez só se confirma e reforça a minha convicção desde a 1ªconsulta de grupos a2/8/2015, que queria e QUERO tirar a mama contralateral....
    A Vera tem uma idade que eu já não tenho, e nesta fase sempre o demonstrei veementemente a minha Vontade oralmente e por carta inclusive ao Meu Oncolologista e ao Cirurgião, que continuam a Negar se A FAZER ME A MASTECTOMIA Á DRTA....Teimosia??Imposições Superiores do IPO?? DUVIDO...ao fim de quase 2 anos de Diagnóstico de CIM (Maio/2015)pergunto Eu se como Médica, Paciente não tenho Direito á Minha Opção e á minha Vida como EU QUERO!!???Porquê tanta resistência, tanto encaminhamento para a Privada(por acaso tb c/ o Dr.António Conde) tenho consulta prevista para ele em Maio, e outra De Plástica no mesmo mês no IPO....
    Tiveram a Grande LATA no IPO,de me responderem «que voltavam a fazer tudo igual» sic mesmo me tido sido diagnosticado um adenoma na mama drta a 22/12??!! que tive de me IMPOR e Reenvindicar para mo Biópsarem??!!
    Enfim muitos senãos e contrariedades neste IPO,naquela Clinica de Mama QUE ME MANDA DE CARAS ,para o Privado se quizer fazer como a Minha Vontade o demonstra há quase 2 anos???!!Porquè??
    Nem por ser Médica, nada ,nem por efectivamente colega de Profissão respeitam....
    ...e tão somente eu SÓ QUERO que«ME TIREM A OUTRA MAMA!!!!!!!!»
    DÍFICIL DE ENTENDER???!!!DÍFICIL DE RESPEITAR AMINHA VONTADE COMO MULHER E DOENTE ONCOLÓGICA???!!!!
    Espero cenas dos próximos Capitulos.....

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, como a compreendo, quando sabemos o que queremos e precisamos e nada se vê...

    ResponderEliminar