segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Regresso às origens

Viadal. Muitos desconhecem o nome. É simplesmente o nome da aldeia que me viu nascer quase há 34 anos e onde vivi até sair para a universidade. Fica ali na encosta da Serra da Freita, concelho de Vale de Cambra, onde por muitos anos julguei que Judas tinha perdido as botas.

Não são, nem nunca foram aldeias fáceis, estas aldeias serranas. Muito isolamento, falta de transporte, resistência à mudança e muito choque geracional. Foram anos de uma vontade imensa de sair de lá e viver noutros sítios. Mas neste domingo regressei após meses de ausência e fui recebida com tanto carinho, que parece que nunca de lá saí.

Coincidência das coincidências, decorria nesse dia um convívio das gentes da aldeia, promovido pela associação ADCRA, no bonito parque da Nossa Senhora da Ouvida.  Apareci meia de surpresa, apenas a família direta sabia que eu ia, porque principalmente queria estar com o meu padrinho (Zézito para os amigos) e sua família antes do seu regresso a França.

Foi muito rever aquela “gente da minha terra”, como diria  a Mariza. Encontrei primas, segundas-primas, vizinhos, colegas de escola, enfim, uma amálgama de laços com um travo de nostalgia. Encontrei pessoas com as quais ainda só tinha laços “facebookianos” e recebi um abraço do Vítor, um tripeiro (sem ofensa) que se apaixonou pela aldeia e que muito tem feito para a dinamizar.
A selfie que nós tiramos está o máximo! Quase ficamos bonitos :)

O meu corte de cabelo foi aprovado pela maioria e pela foto que me tiraram com a minha avó paterna deu para perceber melhor a origem do meu nariz. Ninguém se faz :)

Espero participar do próximo convívio no parque e que haja saúde para muitos anos de convívio.




Ps1 - Se quiserem saber mais acerca da aldeia e iniciativas da associação, visitem a página http://www.adcraviadal.pt/ 

Ps2 - Continuo a fazer radioterapia diariamente, ainda faltam algumas sessões para terminar. Ando muito mais cansada e facilmente encosto às boxes :) 

2 comentários:

  1. És mais gira e pareces mais nova assim com o cabelo! Gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente me tem dito isso.Escusava de ter sido cancro a causar o novo penteado, mas enfim...:)

      Temos de ver coisas boas em tudo...certo?

      Eliminar