quarta-feira, 11 de junho de 2014

Benditas fisális

 Na ânsia de estar "renovada" para a cirurgia, esta semana tenho ordens para descansar bastante e ingerir verduras, frutos vermelhos, beterraba...e acrescentei as benditas fisális do meu jardim-horta, que provocaram curiosidade na foto que coloquei no FB.


(Amostra do sumo multivitaminíco de meia meloa, 15 morangos, 10 framboesas e 5 fisális)

Acerca das fisális (do meu jardim e outras):
COMPOSIÇÃO FÍSICO QUÍMICA, SABOR E CONSUMO
Contém um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fito esteróides, alguns recém descobertos pela ciência.. De sabor único, levemente acido e adocicado não tem comparação com outra fruta.

PROPRIEDADES MEDICINAIS
Purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas, alivia problemas de garganta e controla a amibíases. Coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado. Povos nativos da Amazónia (Colombiana, Peruana e Brasileira) e nordeste do Brasil, utilizam suas folhas, frutos e raízes no combate das seguintes doenças: Diabetes, reumatismo crónico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado.

Estudos científicos recentes em andamento nos EUA, Europa e Ásia, ainda não concluídos, revelaram forte actividade como estimulante imunológico combatendo alguns tipos de câncer, leucemia, além de efeito antiviral contra os vírus da gripe, herpes, pólio e HIV tipo 1.Tem demonstrado alta eficiência como anti-bacteriana, analgésico, anti-inflamatório, antiasmático, anti-hemorrágico, anti-séptico, expectorante, hepatotônico, febrífugo, imunomodulatório, sedativo e vermífugo. Seu uso está sendo recomendado contra doenças de pele como: psoríase, dermatites, scleroderma, etc... Pesquisas realizadas em 1.980 por pesquisadores nos EUA, mostraram alta eficiência como cito-tóxico em células cancerosas das vias respiratórias e do cérebro. Mais recentemente, cientistas  isolaram a substância chamada “PHYSALINA” que actua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados.
Adaptado de: http://plantasmedicinais5.webnode.pt/physalis/

1 comentário:

  1. como será o nome dessa physalis aqui na alemanha!?!, vou procurar...

    ResponderEliminar