quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Atualização

Ontem foi dia de tratamento e consulta com o meu oncologista e dermatologista. O little brother acompanhou-me nesta viagem e, cá entre nós, acho que também ficou fã do Dr. Leal da Silva e da minha querida enfermeira Maria José.

O tratamento correu bem, o dermatologista disse que agora é só tratar a pele "danificada" com creme hidratante e, o melhor dos melhores, o meu oncologista acha que eu estou com um ótimo aspeto. Acha, no entanto, que o "sistema" ainda não está pronto para um regresso total à normalidade. Preciso de recuperar forças, sistema imunitário, capacidade de concentração e a memória...pareço a Dori (a do Nemo).

Fiz análises ao sangue, por um lado para poder fazer o tratamento, por outro para avaliarmos o marcador tumoral (CA 15.3).  Esta análise ao marcador não deve ser usada para rastreio ou diagnóstico do cancro da mama, mas sim para monitorização do tratamento e detecção de recidiva.O meu CA 15.3 era elevadíssmo quando cheguei ao Arrábida. Os últimos valores do marcador eram bons. Espero que esteja igual ou próximo. Podem ir variando claro, como por exemplo o indíce de glicose no sangue, mas há uma margem de segurança que eu VOU respeitar.

Devagar, devagarinho chegaremos lá.

Quanto ao bicho, como as aparências podem desiludir e o cuidado tem de ser redobrado quando se lida com cancros, vamos fazer um check-up básico para já. Ainda é cedo (=pouco recomendado) para fazer exames com radiação, por isso amanhã vou passar o dia no Arrábida a fazer ecografias a inúmeras partes  e a fazer uma limpeza às dentuças. Andei este tempo todo sem poder ir ao dentista. Se tive carta verde para ir de "férias", também já tenho para ir ao dentista :) 
 
Obrigada a quem me acompanha e um obrigada especial pelo carinho a quem esteve comigo na segunda à tarde, numa mesa do Continente (haverá sítios mais agradáveis...). Gosto sempre muito de estar convosco. É um prazer conhecer-vos e ver a vossa família a crescer. 

Bjinho

PS1 - Looking great or what?
Que beleza de cabelinho à escovinha:)


PS2 - Fui chamada a uma junta médica, a minha segunda :)
Depois de chegar do Porto, dei ares da minha graça na junta médica e "passei".
É uma formalidade tão inútil, como a de os doentes oncológicos terem de renovar a baixa TODOS os meses no centro de saúde. E no meu caso, como ex-bolseira, o esforço ainda me parece maior, pela recompensa que "oferecem".



4 comentários:

  1. Descobri este blog à meia dúzia de dias, e já o li de uma ponta à outra. Sim, também leio cenas que não a bike magazine ou a Ciclismo a Fundo :)
    Acredites ou não, ler relatos destes ajuda imenso. Por vezes dias como o que tive hoje, dias de merda (perdoa-me o termo), daqueles que só nos dá vontade de fugir e que o mundo blá blá blá... Mas vêem-nos à mente pessoas como tu, e de repente cai-me em cima uma dose de modéstia que não lembra a ninguém. Não imagino e espero nunca o imaginar o que se sente ao receber notícias dessas, mas adoro a maneira de como te referes ao bicho e também acerca dos tratamentos. Tenho plena noção de que não ajuda em nada, mas da minha parte e também das mulheres cá de casa, UM BEIJO DO TAMANHO DO MUNDO E NUNCA PERCAS ÂNIMO.
    Ficarei atento a novas actualizações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno. Um beijo às mulheres aí de casa, sei que a Marta está enorme. Beijinho e muita saúde para vocês

      Eliminar
  2. Olá Vera tb eu sou uma das "anónimas" que vou seguindo a tua cruzada. Gosto da maneira como escreves e descreves. Fico muito feliz ao ler estas noticias e ao mesmo tempo como que "aliviada"...és mais uma guerreira a vencer esta luta que a nós mulheres nos diz tanto. És esperança!! as tuas palavras são força. Bem hajam as pessoas como tu que enfrentam os problemas de frente, que têm momentos baixos como humanos que são, mas que logo a seguir estão levantadas e prontos a lutar com todas as armas que têm. Um beijinho muito grande e espero um dia ver-te de novo pelo Campus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá anónima. Obrigada por me acompanhares. Somos todas feitas da mesma matéria. Quando é preciso lutar, lutamos e é disso que a vida é feita. Também espero voltar em breve para o nosso campus.
      Beijinho

      Eliminar