sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Comidinha

Não se pode dizer que eu tivesse uma alimentação má antes do cancro, mas com certeza estou muito mais atenta agora ao que ingiro. Como diria o outro (Hipócrates), "que o teu remédio seja o teu alimento, e que teu alimento seja o teu remédio" e é isso que tenho tentado fazer ultimamente.

Lamento ser "preguiçosa", porque podia partilhar muito mais convosco, mas ora me esqueço de fotografar, ora me esqueço de partilhar. Muitas vezes, apenas me fico pelo prazer de saborear, se bem que há coisas que não dão assim muito prazer a comer.

Esta semana publiquei 2 fotos no meu Facebook, um almoço e um lanche e depressa me questionaram o que mais comia eu. Estará na altura de deixar de ser preguiçosa e voltar a estar mais ativa no meu blog?

O almoço: filete de cavala em azeite, com brócolos, cenoura, batata-doce, ovo e algas cozidas, com um fio de azeite e dois dentes de alho.

Destaco daqui:
A cavala: rica em omega-3 e omega-6. Contém vitaminas A, B6, B12, C, D, E e minerais. Estes incluem cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e selênio. Este peixe também contém proteínas e antioxidantes Coenzima Q10 (esta é particularmente útil para ajudar a eliminar agentes cancerígenos).
Estas comprei no Continente, em conserva de azeite. São baratinhas e muito saborosas.
Os brócolos: é considerado um alimento anti-cancerígeno, rico em vitaminas B2, B3, B5 e C, betacaroteno, ferro e magnésio.
As algas: ajudam a restabelecer as reservas de ferro e são óptimas fontes dos principais minerais (o ferro, o potássio, o cálcio, o cobre, o magnésio e o zinco).Podem atuar contra a mutação de certas células cancerígenas. Compram-se secas em qualquer supermercado, é só demolhar e cozinhar.
O alho: tirando o hálito que pode provocar, é uma espécie de multi-maravilhas. a nível de doenças cardiovasculares. Tem também uma ação anti-cancerígena, estimula o sistema imunitário e inibe a formação de compostos cancerígenos formados durante a digestão.
Acho que podemos perdoar o inconveniente do mau hálito, certo?
 
Estando maioritariamente por casa, é fácil poder variar nos lanches. Na minha dieta atual, abdiquei quase totalmente dos laticínios (animais, hormonas, cancro de mama), apenas como iogurtes de vez em quando e queijo ocasionalmente. E iogurtes magros...de todas as fontes que consultei, aconselham a usar as versões magras, porque a absorção da gordura facilita a absorção de outras coisas menos boas no leite.

O lanche: iogurte e morangos da minha horta, com sementes de centeio, de cânhamo e linhaça, terminando com lascas de côco.


Daqui destaco:
Os morangos: diretamente dos morangueiros da horta para a taça, sem uso de fertilizantes ou pesticidas. Alguns trazem "carne", mas se os bichinhos gostam deles, eu também gosto. Têm propriedades bactericidas e desinfetantes e uma ação anticoagulante e anti-inflamatória (lembram-se do meu tipo de cancro??)
As sementes de cânhamo:  entre outros benefícios, dão suporte ao sistema imunitário,  auxiliam a recuperação rápida de doenças e de lesões, baixam o colesterol e pressão sanguínea, reduzem as inflamações, melhoram a circulação e apoiam a regulação dos níveis de açúcar no sangue. E não, são só sementes semi-descascadas...não dá para outros fins!
A linhaça: entre outras propriedades, destaco que alguns estudos evidenciam a ação antitumoral da linhaça.Neste caso, juntei ao iogurte uma colher de sopa de linhaça moída, que é suficiente para a quantidade do ácido alfalinolênico que precisamos diariamente.

Sem quaisquer demagogias, esta tem sido a minha lógica de alimentação. Não levo nada aos extremos, tenho as minhas "escapadinhas" de vez em quando. Só evito as escapadinhas no que concerne aos açucares refinados. Esses sim, considerados um poderoso aliado das células tumorais.E eu não quero ajudar essas desreguladas. Tenho é de ajudar o sistema imunitário a se restabelecer e a arranjar armas para as combater eficazmente.

Estou a escrever acerca da minha alimentação numa lógica de "oversimplification", por isso perdoem-me os químicos, nutricionistas e os mais entendidos nestas coisas :)

Bjinho e obrigada por acompanharem.


2 comentários:

  1. ! ! ! . . . U A U . . . ! ! !
    Diria mesmo que, caso não tivesse conhecimento de quem estava a escrever isso, seria alimentação de um atleta!!!!
    GOSTEI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atualmente só me falta a força para ser atleta, mas eu recupero-a em breve. Bjinhos p vocês :)

      Eliminar