quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Foliculite

Ora pois, foliculite...uma infeção bacteriana sob a pele. Era mesmo disto que eu estava a precisar J

A radioterapia conseguiu deitar-me quase por terra. Sistema imunitário, valores do hemograma, energia….tudo ficou em “low battery” e como tal, alguma bactériazinha intrometida resolveu meter-se comigo e teve sorte. Pensava eu que ia recuperar energias em setembro, para poder começar a pensar retomar a minha vida e zumba...é para aprender a respeitar o ritmo do corpo, e não as vontades da mente.

Na semana passada, começaram a aparecer umas borbulhas na barriga, logo abaixo da zona irradiada. Pensava eu que era uma consequência da tareia que a pele do peito levou, mas as teimosas começaram a espalhar-se pelo corpo, ainda que se mantivessem bem concentradas na barriga, especialmente no lado direito, mesmo no alinhamento da zona da radio.

Não dei grande importância às ditas cujas, até que esta segunda-feira a comichão quase me levou à loucura. Contactei o meu oncologista, que descartou quase de imediato o facto de poder ser consequência da radioterapia ou do Herceptin. Como ia ontem ao radiologista mostrar a pele, combinámos que ele veria a pele e daria a sua opinião. A opinião foi a mesma. É algo estranho, infectado, mas não derivado da radio ou anti-corpo. Claro que de lá segui para o oncologista, que me recomendou ser vista por um dermatologista. 

O Dr. Leal não foi embora sem  me arranjar uma vaga logo para o início da tarde e sem falar pessoalmente com o dermatologista. Cada vez mais admiro e respeito este meu médico.


Resumindo, é supostamente uma foliculite herpética (coisa linda) e posso ter apanhado isto em qualquer lado, de qualquer pessoa ou mesmo sozinha. Iniciei antibiótico e tratamento de pele já ontem. Claro que depois de tudo o que já passou, isto são "peanuts", mas uns "peanuts" muito chatos e irritantes J


2 comentários:

  1. Vera, já não sei como aqui cheguei. Mas ainda bem que cheguei.
    Somos companheiras virtuais de doença. Que coisa tão estranha de se dizer...
    Os nossos tratamentos são bem diferentes, mas conheço-lhe os nomes e vejo ali em cima nos teus planos coisas que também vou fazer... Eu ainda estou no início... tu quase no "fim".
    Um beijinho. Boa sorte para nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheira de luta, muita força e coragem. Há dias e semanas que parecem não andar no meio dos tratamentos, mas depende de nós. Eu só estou no fim desta fase, uma de cada vez e sempre esperando alcançar o último dia do tamoxifeno sem que haja recidivas. Só aí poderei baixar os braços um bocadinho. Força e tudo de bom. Bjinho, vera

      Eliminar