segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A sra. curcumina

É verdade, depois de tanta droga, finalmente o paladar e o olfato estão a voltar, bem como a vontade de variar e inventar na cozinha. Cá em casa hoje o jantar foi sopinha (obligatoire, como diria o meu amigo Sandro) e frango de caril e gengibre, acompanhado por bróculos cozidos ao vapor.

Hoje destacarei então o pózinho amarelo, conforme prometido. É mais uma introdução recente na nossa dieta alimentar cá de casa.



O"pó-de-caril" é feito, por norma, de pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Mas, de entre todas as especiarias, é no açafrão que se encontra a curcumina, que me interessa em particular. É usada há séculos na medicina popular e começam agora a ser reconhecidas as suas capacidades na redução de inflamações e na desintegração das células cancerígenas (estudos do British Journal of Cancer).

É verdade...continuo a ler demais. Mas, prefiro travar uma guerra informada e tentar, via alimentação, auxiliar o meu organismo a defender-se contra o bicho.

Bjinho

Ps. Amanhã há mais uma sessão de imunoterapia. Uma bela manhã no Hospital da Arrábida, com hemograma, limpeza de cateter, anti-corpo e simpatia por parte de todos. Little brother será o "chauffeur".

Sem comentários:

Enviar um comentário