quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Picas...

Semana de picas!
Basicamente, ontem espetaram-me no peito (cateter) e hoje na barriga e no braço! Acho que as agulhas devem gostar de mim!

Acabei de regressar do centro de saúde. Mais uma Zoladex na barriga. Continuo a não gostar da agulha monstruosa (chega a sangrar),  mas acho melhor me habituar, porque terei de apanhar esta injeção por 2 anos. E depois desta, veio a vacina da gripe. Peanuts...quando se comparam as agulhas!

Ontem estive com o meu querido oncologista e enfermeira para mais um anticorpo e foi o Dr. Leal da Silva que recomendou tomar a vacina da gripe, pois o organismo está debilitado e não convém pô-lo à prova com gripe ou algo do género!  Também mudámos ontem a medicação oral. Vou deixar o tamoxifeno e iniciar a Aromazin, para a qual ainda não há genérico:(((

Já tinha conversado com o médico acerca desta mudança e de facto começamos hoje a nova combinação de drogas (aromazin + zoladex), que tem tido resultados mais eficazes do que a atual (tamoxifeno + zoladex) e é claro que eu também já tinha pesquisado acerca dessa combinação e dos potenciais efeitos secundários (é melhor ignorar esta parte!).

Como sempre, foi de uma simpatia e atenção comigo que reforça toda a minha convição de que é ele que me vai curar, o meu anjo da guarda. Ontem, no meio da conversa acerca de recidivas, ele disse-me, em tom de brincadeira, para eu me cuidar bem e que não queria que eu lhe estragasse a taxa de sucesso. Assim o espero, Dr. Leal :)

Muita gente me tem questionado acerca do meu regresso ao trabalho.
Acaba por ser um marco de regresso à normalidade, mas ainda não sei quando será. O sistema imunitário está ainda debilitado, a força física e anímica vai-se fortalecendo, mas a espada ainda está muito perto do pescoço. Iniciei recentemente exercício físico, 3 a 4 x por semana para tirar as teias de aranha das articulações e dos músculos. Ainda só consigo caminhar, mas devagar, devagarinho, o caracol chega onde quer.

Na semana passada voltei à Reitoria da Universidade de Aveiro. Revi colegas e amigos e soube muito bem estar ali rodeada de pessoas que se preocuparam comigo. Os sorrisos e as caras das pessoas são muito transparentes, para o bem e para o mal.

Não consegui ver toda a gente que queria, nem dar atenção a todos da melhor maneira, mas haverá uma próxima em breve. Obrigada pelo carinho :)

Bjinho
Vera







3 comentários:

  1. Ai Vera, nem fales em agulhas... No outro dia fui ao hospital e queriam dar-me medicamento para a dor de cabeça intravenoso... pedi logo para me darem uns comprimidos!
    Deixaste de trabalhar durante a quimio? E não voltaste desde então? Como ocupas os dias?
    Regresso ao exercício físico é bom :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá L. das Horas. Também estou a ganhar aversão a agulhas :(
      Estou de baixa desde o início da quimio. Sinceramente, sei que há pessoas que continuam a trabalhar, mas eu não teria conseguido. Cada quimio e cada organismo tem as suas especificidades e, falando por mim, o melhor foi ficar por casa para recuperar e conseguir sempre fazer as quimios seguidinhas. Monetariamente levei um rombo (estava sem contrato), mas o dinheiro não é tudo. Terei muito tempo para trabalhar e recuperar essa parte. A saúde veio e virá sempre em primeiro lugar. Bjinho e tudo de bom no teu tratamento

      Eliminar
    2. Eu sou uma delas. Tenho conseguido trabalhar, falto so no dia do tratamento e no seguinte, faço sempre à 5ª, assim apanho o fim de semana :) E continuei no ginásio, na musculação. É como dizes, cada organismo reage à sua maneira. Eu, para já, não tenho sentido muitos efeitos, só mesmo naqueles primeiros dias.
      Tens tempo sim! Quando te sentires apta para trabalhar! E é verdade, os amigos e família, claro, enchem-nos o telemóvel e a casa :)

      Eliminar